O que é o Novembro Azul, e como surgiu?

O que é Novembro Azul?

Tradicionalmente, a campanha Novembro Azul trata do câncer de próstata e alerta, para a necessidade de acompanhamento da saúde pelos homens. Falando em saúde do homem de modo geral, visando estimular que todos cuidem de todos, pais e filhos, amigos e parentes.

Quando essa campanha surgiu?

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

Novembro Azul no Brasil

Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha ‘Novembro Azul’ com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.

Sobre o câncer de próstata

A próstata é uma glândula que o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ele é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto ( parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Importante:

Na fase muito avançada, o câncer de próstata pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Por isso, é importantíssimo que os homens desenvolvam o hábito de prestar atenção ao seu organismo para observar sintomas repentinos e alterações.

É por isso que a partir dos 40 anos é de suma importância para os homens fazerem o exame de próstata.

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde.