IoMT – “Internet das Coisas Médicas” – Entenda o que é

Você já ouviu falar do conceito da IoMT?

Assim como a IoT, a IoMT é uma rede de objetos, ligados a sensores, softwares e outras tecnologias, capaz de reunir e transmitir dados de dispositivos ligados à área médica por meio de dispositivos conectados à internet.

Computadores de mão e dispositivos que ajudam os médicos na prestação de cuidados à beira do leito são alguns exemplos de tecnologias que se encaixam no rótulo de IoMT.

Ela utiliza as mais variadas formas de tecnologia para auxiliar a área da saúde, seja por meio de dispositivos móveis munidos de aplicações inteligentes, aplicativos de atendimento, equipamentos médicos de uso doméstico, kits de pronto atendimento, entre várias outras.

Como a Internet das Coisas pode contribuir para a Medicina?

Segundo informações retiradas do relatório anual da Apura Cyber Intelligence, em 2021, o setor da Saúde foi o terceiro que mais sofreu com ataques virtuais e roubo de dados, em solo brasileiro.

Esse aspecto é uma das maiores fragilidades para a área. Nesse sentido, a IoMT vem contribuir com a diminuição de riscos, não somente dentro dos hospitais e clínicas, mas também fora com a Telemedicina.

Por meio da conectividade trazida pela IoMT, o controle das informações compartilhadas no setor é maior. Com isso, o acesso se torna mais seguro e ao mesmo tempo mais ágil, por parte dos profissionais.

Portanto, essa contribuição é sentida no trato com o paciente que se torna mais assertivo. Além disso, a Internet das Coisas Médicas também contribui para uma melhor gestão do rastreamento de medicamentos e insumos, evitando desperdícios.

De modo geral, um dos maiores impactos da IoMT é a garantia de que os protocolos médicos estão sendo seguidos.

fonte: solutiresponde.com.br